Cuidado com atividade física de final de semana !!

 

Férias, verão, sinônimo de prazer, bem-estar, energia... Essa energia vital nos mobiliza na busca de satisfazer o que há de mais imprescindível na vida, o desejo de sermos livres. Livres para fazermos tudo aquilo que os nossos compromissos e rotina não nos permitem. Esse ímpeto do verão é um chamado do nosso corpo ao bem-estar.
Mas por que será que somente prestamos atenção em nós mesmos ou percebemos nosso corpo quando vivemos mais intensamente? Será que somente quando estamos em férias é que o nosso corpo fala ou somente aí o escutamos? E será esta uma escuta realmente atenta?
Viajar, caminhar ao ar livre, dançar, praticar algum esporte, aventurar-se ou simplesmente sentir-se bem consigo mesmo traduz a magia do verão. Nesse período, muitas pessoas tendem a exagerar nas atividades físicas, com o corpo nem sempre bem condicionamento. Isto pode causar estresse no organismo ou movimentos compensatórios durante sua execução, o que, associado à fadiga muscular ou cansaço pode levar a disfunções osteomusculares, gerando dor ou tensão. É importante lembrar que a dor é um sinal de que algo não vai bem. Muitas vezes, começa devagar e de modo não limitante, mas com o passar do tempo e com o contínuo estímulo inadequado pode aumentar, levando a limitações momentâneas.
Estar atento aos sinais do corpo é antes de mais nada ser seu maior aliado. As causas da dor ou desconforto podem ser diversas e se fazer necessário intervenções manuais, para desbloquear o corpo e, assim, prepará-lo para as atividades diárias ou esportivas, mesmo que ocasionais.
É importante compreender que um corpo só é realmente forte quando livre para o movimento, e que esta liberdade depende de uma coluna desimpactada, estável e flexível. A estabilidade gera um gesto espontâneo, organizado e livre de tensões. Portanto, condicionar vai muito além de fortalecer e requer um olhar preciso e individualizado, com um programa de exercícios específicos para as necessidades individuais.
Desenvolver uma escuta atenta requer atenção, percepção, tomada de consciência, ou seja, a redescoberta do próprio corpo.

Please reload

 Posts

Você já ouviu falar de envelhecimento e Sarcopenia?

June 24, 2019

1/7
Please reload

Recent Posts
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square